segunda-feira, 27 de junho de 2011

Chá / Bingo Beneficente!

Participe do chá/bingo que será promovido pelo Espaço Vivência Dona Nena em prol do “Lar de Idosos Vivência Feliz” (http://www.vivenciafeliz.org.br/), entidade sem fins lucrativos fundada em 1995. O Lar de Idosos não recebe subvenções do Governo e se mantém graças a contribuições da população, empresas e outras entidades beneficentes.

O chá/bingo ocorrerá no dia 1º. de julho (6ª. feira) a partir das 15 horas na sede do Espaço Vivência Dona Nena, localizada à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo. Para aqueles que puderem, estamos solicitando como taxa de participação 1 kg de alimento não perecível.

Venha participar deste evento, se divertir e conhecer novos amigos!

Para maiores informações ligue 5543-2645 ou 5096-3880.

Abraços,

Luiza

terça-feira, 21 de junho de 2011

Nova parceria no Espaço!

Medo da velhice
À medida que fico maduro, tomo consciência de que a cidade é feita para quem está no auge da saúde, com força total. São frequentes as reportagens sobre os ônibus e peruas que não param para idosos. Muitos motoristas fogem diante dos cabelos brancos. Se entro numa loja e vejo uma senhora idosa examinando um artigo em promoção, geralmente a vendedora está com ar impaciente. Prefere atender gente com vontade de comprar mais depressa.
Nas famílias, as pessoas estão o tempo todo ocupadas. São poucas as que têm disposição para passar uma tarde ou uma noite conversando, preparando um jantarzinho melhor, trocando afeto. O idoso é obrigado a entender que a vida do neto corre depressa e que ele não tem paciência com o ritmo mais lento do avô, para as recordações e modo de ver o mundo.
Penso que nossos ancestrais sabiam lidar melhor com a velhice. Viviam em cidades menores, os vizinhos se conheciam, e um ajudava o outro. Na cidade grande, é sempre uma correria onde frequentemente se esquecem dos valores humanos. É duro olhar para esse mundo e se perguntar:
– O que será de mim, quando for velho?
Talvez, se todos se fizessem a mesma pergunta, tudo poderia melhorar a partir de agora.
(Walcyr Carrasco. Pequenos delitos e outras crônicas. Adaptado)


Pensando na falta de tempo, devido à nossa vida atribulada, que nos impede, muitas vezes, de dar a devida atenção aos nossos pais, tios, avôs, que já entraram para a melhor idade, é que o Espaço Vivência fechou uma nova parceria.

Ana Cecília Borrelli é a nossa mais nova parceira, oferecendo acompanhamento a idosos em consultas, compras e passeios e também organização de papéis em geral (documentos, contas, etc).

Para entrar em contato com a Ana é só ligar para o Espaço Vivência ou, se preferir, envie um e-mail diretamente a ela: anaceciliaorganiza@gmail.com

Abraços,

Luiza

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Memória e qualidade de vida

Segue um texto com as principais ideias apresentadas na palestra "Tecendo histórias nas oficinas de memória" que aconteceu hoje no Espaço Vivência.

A memória, segundo  estudos, é a base do conhecimento e pode ser definida como uma faculdade de representar o passado, o que nele foi aprendido,  vivido e principalmente,  sentido. É através dela que damos significado ao nosso cotidiano e acumulamos experiências que serão utilizadas durante a vida. A memória,  por sua importância, deve ser trabalhada e estimulada em todas as fases da   vida, principalmente no envelhecimento.

As Oficinas da Memória não se caracterizam como espaços psicoterapêuticos, mas tem como objetivo, promover o encontro de pessoas idosas,  em um espaço  acolhedor e ético, com ênfase na partilha e  escuta de suas histórias,  que entrelaçadas, revelam um universo com identificações e emoções próprias do viver humano. Através de atividades em grupo, do estimulo e evocação de lembranças significativas, os idosos contam, organizam e escrevem   suas histórias de vida, utilizando as narrativas autobiográficas e reflexões acerca dos diversos momentos de vida  vividos e sentidos A partir destes relatos e de seu registro posterior em recursos audiovisuais, os idosos, ao final desta atividade,  compõe um caderno de memórias, onde estão contempladas suas lembranças e as de seus colegas de grupo. Tal registro poderá também propiciar uma aproximação intergeracional, podendo ser compartilhado com as famílias de cada idoso, sendo suas histórias um legado para seus dependentes.

As Oficinas da Memória, oferecem aos idosos a oportunidade de rememorarem  e ressignificarem  suas histórias de vida, resgatando assim sua auto-estima, identidade e favorecendo o sentimento de pertencimento social.

(Anna Elizabeth Luyten – Psicóloga e Maria Madalena Bicudo Araujo – Assistente Social) - Equipe Aprender Cuidare
.

domingo, 12 de junho de 2011

Aula e palestra

Durante a próxima semana o Espaço Vivência Dona Nena continua com a proposta de oferecer aulas abertas e palestras, sem custos aos seus participantes.

Atendendo a pedidos, faremos uma aula de ginástica no período da tarde no dia 16/6 (5ª.feira) a partir das 15 horas.

No dia 15/6 (4ª. feira) é a vez da assistente social Maria Madalena Araújo nos oferecer uma palestra gratuita: “Tecendo histórias nas Oficinas de Memória”.
Nesta palestra pretende-se evidenciar a importância da memória para a manutenção de uma vida saudável.

Venha nos fazer uma visita!

Abraços,

Luiza

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade nova no Espaço


Nossa parceria com a Equipe Aprender Cuidare gerou um novo fruto. Além do curso para cuidadores, destinado ao público que pretende prestar serviços para idosos, serão oferecidas as “Oficinas da Memória”, dedicado a senhoras e senhores da terceira idade.

Segundo Anna Elizabeth Luyten (Psicóloga) e Maria Madalena Bicudo A. Araujo (Assistente Social), ambas profissionais da Equipe Aprender Cuidare, “as Oficinas da Memória, oferecem aos idosos  a oportunidade de   rememorarem  e ressignificarem  suas histórias de vida, resgatando assim sua auto-estima, identidade e favorecendo o sentimento de pertencimento social”.

Vamos conferir?

Abraços,

Luiza 


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Confira a programação de aulas abertas

Durante a próxima semana o Espaço Vivência oferece aulas abertas, sem custos aos participantes, para que todos conheçam o trabalho de nossos profissionais.

Sendo assim, anote em sua agenda!

Dia 7/6 (3ª. feira) às 14 horas – aula de artesanato com a Profa. Martha Campos.
Dia 8/6 (4ª. feira) às 9 horas – aula de ginástica com a fisioterapeuta Tais Takeyama.
Dia 9/6 (5ª. feira) às 15 horas – aula de atualidades com o Prof. Domingos Vendramini.
Dia 11/6 (sábado) às 15 horas – aula de expressão corporal com o Prof. Rodrigo Mar.

Aguardamos a sua visita!

Abraços,

Luiza

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dicas para prevenção de quedas

Confira algumas dicas, sugeridas pela fisioterapeuta Tais Takeyama, em sua palestra sobre “Prevenção de quedas em idosos”, no dia 2/6.

ð  Aumente a iluminação: use lâmpadas fluorescentes, cortinas claras. Nunca levante no escuro. Providencie um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur.
ð  Use tapetes presos ao chão. Quanto ao piso, o melhor mesmo é não encerar. Use sempre sapatos com solado antiderrapante.
ð  As escadas devem estar livres de objetos, possuírem corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior.
ð  Se possível escolha as cores de mobília e piso diferentes da cor do animal de estimação. Isso evita que você tropece em seu bichinho e tenha uma queda.
ð  Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você pode ter dificuldade para levantar ou deitar.
ð  Mantenha os fios dos aparelhos próximos às tomadas. Deixe o caminho livre e sem bagunça.
ð  No banheiro: substitua o box de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes e instale barras de apoio nas paredes. Na dificuldade em se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente. Aumente a altura do vaso e instale barras de apoio laterais e paralelas ao vaso. assento do vaso sanitário e pia em cores diferentes do piso e do chão.