terça-feira, 26 de julho de 2011

Para nossa reflexão

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no documento Síntese de Indicadores Sociais 2010, o número de idosos no Brasil (pessoas com mais de 60 anos de idade) passou de 14,8 milhões, em 1999, para 21,7 milhões, em 2009. Ainda de acordo com os dados deste Instituto, o aumento da população adulta e idosa está associado aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida.  A queda continuada dos níveis de fecundidade que compreende o número total de filhos que uma mulher teria ao final de seu período fértil, explica a redução da população de crianças e jovens.
Estes dados apontam para mudanças na estrutura etária da população brasileira, com uma tendência efetiva de seu envelhecimento. Segundo projeções do IBGE, em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172, 7 idosos de 65 anos ou mais.  Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos existiam 24,7 idosos.
Uma das grandes questões que se apresenta, frente a esta realidade, é se a sociedade está preparada para esta mudança no seu perfil populacional e se o idoso poderá desfrutar de seu envelhecimento de forma saudável e digna.

Abraços a todos,
Luiza

sábado, 16 de julho de 2011

Inglês e Informática no Espaço!

Olá a todos,

Na tentativa de sempre atender ao nosso público, formado por senhoras e senhores da melhor idade, o Espaço Vivências Dona Nena fez novas parcerias e disponibiliza duas novas atividades em sua sede: Inglês e Informática!
Informática porque, atualmente, estar conectado ao mundo é de extrema importância. E o computador nos proporciona esta conexão por meio do facebook, skype, entre outros. O curso básico de informática ocorrerá uma vez por semana (1 hora de duração), apenas dois alunos por horário, um computador por aluno. Não estipulamos duração mínima ou máxima para este curso. O tempo de duração dependerá do desenvolvimento de cada um.
Inglês porque aprender um novo idioma, segundo pesquisas, retarda o envelhecimento do cérebro. O curso básico de inglês tem duração de 6 (seis) meses e possibilitará que o aluno, ao final,  possa estabelecer conversação mínima em situações do cotidiano (solicitar informações em diferentes locais, fazer pedidos em restaurantes, entre outras).
As inscrições já estão abertas e os nossos profissionais planejaram os cursos pensando em vocês, senhoras e senhores da melhor idade!
Para maiores informações sobre estes novos cursos, os nossos telefones são: 5543-2645 ou 5096-3880. Nosso endereço: Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo.

Abraços,
Luiza 


domingo, 10 de julho de 2011

RODAS DE CONVERSA


Toda pessoa tem o direito de enriquecer sua vida com atividades que gostaria de realizar.

É verdade que, dependendo da fase de vida, essa disposição significará mudar alguns hábitos, quebrar condicionamentos, abrir-se a novas perspectivas e contatos.

O que parece algo inusitado no início, aos poucos se torna instigante. É inevitável ampliar a visão e voltar o olhar para direções nunca antes visitadas.

O cotidiano começa a ganhar novo colorido, a partir dos novos aprendizados, ambientes, conhecimentos e novas formas de vivenciar as relações.

Nesse contexto de possibilidades está a proposta das RODAS DE CONVERSA. Aqui as pessoas se encontram para um bate-papo descontraído, que não abre espaço para a timidez. Todos têm liberdade para expressar idéias e trocar experiências vividas a partir do tema proposto.

É surpreendente a descoberta de que os participantes podem sempre buscar algo positivo dentro de si para partilhar naquele momento tão especial!

E assim, a cada encontro, a Roda (que é muito dinâmica) se renova e fortalece vínculos.

Iverly Maccari Bisconti é Educadora, Massoterapeuta e especialista em Terapia Floral.
Atua em consultório e ministra cursos e palestras nas áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano.


Venha participar de uma “roda de conversa” no Espaço Vivências Dona Nena!

Por meio de um bate-papo descontraído, sem chances para a timidez, os participantes terão a oportunidade de expressar idéias e trocar experiências vividas, a partir de um tema gerador.

A roda de conversa será coordenada pela terapeuta floral e massoterapeuta Iverly Maccari Bisconti e ocorrerá no dia 14/7 a partir das 14 horas, na sede do Espaço Vivência à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 no Campo Belo. Para maiores informações os nossos telefones são 5543-2645 ou 5096-3880.

Participe! Venha conversar, contar um pouquinho da sua experiência de vida, se divertir e conhecer novos amigos!

domingo, 3 de julho de 2011

Notícias do chá / bingo e agenda da semana

O chá /bingo no Espaço Vivência foi um sucesso e ocorreu de forma acolhedora e festiva. Uns com mais, outros com menos sorte no preenchimento das cartelas. De qualquer forma, acredito que o objetivo maior tenha sido alcançado. Todos passaram uma tarde divertida.

E a pedidos, vamos repetir este evento pelo menos uma vez ao mês. Os moradores do “Lar de Idosos Vivência Feliz” agradecem!

E agora, os novos eventos desta semana.

O Espaço Vivência promove no dia 6/7 (4ª. feira) uma visita educativa à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, a Fundação oferece aos visitantes um panorama do passado e do presente do País. Os interessados deverão fazer sua inscrição pelos telefones 5543-2645 ou 5096-3880. O investimento é de $ 50,00. A saída para o passeio ocorrerá às 14 horas na sede do Espaço – Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo. O retorno está previsto para as 17 horas.

No dia 5/7 também acontecem aulas abertas de danças circulares, sob a coordenação de Maria Helena Dias. Serão duas aulas abertas, uma pela manhã, às 10 horas e outra à tarde, às 15 horas.

Participe! Venha se divertir e conhecer novos amigos!

Abraços,

Luiza