sábado, 1 de outubro de 2011

I Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo

Olá a todos,

Hoje, a convite de minha amiga e parceira Elza Parolari (especialista em gerontologia), participei do 1º. Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo: Cidade Amiga dos Idosos.

O evento, organizado pela equipe do vereador Gilberto Natalini, ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo e tinha como objetivo, além de comemorar o Dia Mundial do Idoso, aprofundar as discussões relacionadas ao estabelecimento de políticas públicas que favoreçam o envelhecimento ativo (ou saudável).

Durante o Congresso foram realizadas quatro mesas de debate que buscaram discutir as diversas ações que estão ocorrendo para a melhoria da qualidade de vida da população idosa de São Paulo.

Na 1ª. mesa participaram os representantes das Universidades, apresentando as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nesta área. O Dr. Luis Roberto Ramos (UNIFESP), o Dr. Wilson Jacob (FMUSP) e David Braga (Instituto de Estudos Avançados – USP) foram unânimes ao afirmar que a pirâmide etária brasileira já apresenta sinais de inversão e que o reconhecimento de que a população idosa tende a crescer nos próximos anos é o grande desafio do Brasil para os próximos anos. Segundo esses especialistas a questão do trato ao idoso é política e requer planejamento.

Para a 2ª. mesa ficou a responsabilidade de o poder público, representado pela Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação; Secretaria da Saúde; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social),   apresentar as ações concretas que vem acontecendo em prol da saúde, do lazer e da cultura para os idosos.

O projeto “Bairro Amigo dos Idosos” foi apresentado na 3ª. mesa por Teresa Rosa (UNIFESP). Esse projeto visa desenvolver programas de assistência integral ao idoso e promover mudanças urbanísticas que ofereçam qualidade de vida a essa parcela da população.

E, finalmente, na 4ª. mesa foi a vez dos idosos se expressarem, contando como é ser ativo na 3ª. idade. Fazemos aqui uma homenagem especial a Adozinda Azevedo Kuhlmann que, aos 94 anos, ainda dá aulas e nos presenteou com versinhos, escritos por ela, sobre o que é “ser professor”.

Sem dúvida um evento de extrema importância!

Abraços,

Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário