Confira algumas dicas, sugeridas pela fisioterapeuta Tais Takeyama, em sua palestra sobre “Prevenção de quedas em idosos”, no dia 2/6.
ð Aumente a iluminação: use lâmpadas fluorescentes, cortinas claras. Nunca levante no escuro. Providencie um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur.
ð Use tapetes presos ao chão. Quanto ao piso, o melhor mesmo é não encerar. Use sempre sapatos com solado antiderrapante.
ð As escadas devem estar livres de objetos, possuírem corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior.
ð Se possível escolha as cores de mobília e piso diferentes da cor do animal de estimação. Isso evita que você tropece em seu bichinho e tenha uma queda.
ð Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você pode ter dificuldade para levantar ou deitar.
ð Mantenha os fios dos aparelhos próximos às tomadas. Deixe o caminho livre e sem bagunça.
ð No banheiro: substitua o box de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes e instale barras de apoio nas paredes. Na dificuldade em se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente. Aumente a altura do vaso e instale barras de apoio laterais e paralelas ao vaso. assento do vaso sanitário e pia em cores diferentes do piso e do chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário