Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no documento Síntese de Indicadores Sociais 2010, o número de idosos no Brasil (pessoas com mais de 60 anos de idade) passou de 14,8 milhões, em 1999, para 21,7 milhões, em 2009. Ainda de acordo com os dados deste Instituto, o aumento da população adulta e idosa está associado aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida. A queda continuada dos níveis de fecundidade que compreende o número total de filhos que uma mulher teria ao final de seu período fértil, explica a redução da população de crianças e jovens.
Estes dados apontam para mudanças na estrutura etária da população brasileira, com uma tendência efetiva de seu envelhecimento. Segundo projeções do IBGE, em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172, 7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos existiam 24,7 idosos.
Uma das grandes questões que se apresenta, frente a esta realidade, é se a sociedade está preparada para esta mudança no seu perfil populacional e se o idoso poderá desfrutar de seu envelhecimento de forma saudável e digna.
Abraços a todos,
Luiza
Nenhum comentário:
Postar um comentário