terça-feira, 25 de outubro de 2011

Oficina de Rodas de Conversa (Colorindo a vida)

Olá a todos,

O final do ano se aproxima e é inevitável a reflexão: O que fizemos durante este ano que está se encerrando? O que queremos para o próximo que se inicia?

Pensando em favorecer essa reflexão, o Espaço Vivências Dona Nena promove uma oficina de encontros vivenciais (rodas de conversa), “Colorindo a vida”.

Serão 4 encontros, em Novembro (nos dias 3, 10, 17 e 24), com duração de 2 horas (14h30 às 16h30), nos quais os participantes, de maneira dinâmica e descontraída, poderão discutir questões como: Quais são os meus desejos? Quais são as minhas perspectivas para o futuro? Como viabilizar os meus desejos e expectativas? Como aprimorar e focar as possibilidades que estão ao meu redor?

A focalizadora desses encontros será a Iverly Maccari Bisconti, educadora, terapeuta floral e corporal. O investimento é de $ 125,00 pelos 4 encontros. Trazendo um amigo terá um desconto de 20% sobre este valor.
Não perca esta oportunidade de conhecer novos amigos. Para maiores informações ligue 5543-2645 e 5096-3880. O nosso endereço: Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422, no Campo Belo.
Abraços a todos,

Luiza

domingo, 9 de outubro de 2011

Rodas de Conversa na terceira idade

Olá a todos,

Roda de conversa é uma metodologia amplamente utilizada em diferentes situações, especialmente aquelas que envolvem decisões coletivas. Nas rodas de conversa os participantes são motivados a discutir acerca de uma temática, podendo se expressar livremente e, principalmente, escutar os outros e a si mesmos.

Qual a importância das rodas de conversa na terceira idade?

Ao participar de uma roda de conversa, o idoso tem a possibilidade de colocar seu raciocínio para funcionar: fala, escuta, lê e dialoga com os demais participantes. Ao trocar experiências, desperta para o desejo do saber e melhora sua auto-estima. Dessa forma, começa a vencer barreiras do isolamento, muitas vezes, imposto pela família e sociedade.

Consulte nossa programação sobre as próximas rodas de conversa em nosso Espaço.

Abraços,
Luiza

sábado, 1 de outubro de 2011

I Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo

Olá a todos,

Hoje, a convite de minha amiga e parceira Elza Parolari (especialista em gerontologia), participei do 1º. Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo: Cidade Amiga dos Idosos.

O evento, organizado pela equipe do vereador Gilberto Natalini, ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo e tinha como objetivo, além de comemorar o Dia Mundial do Idoso, aprofundar as discussões relacionadas ao estabelecimento de políticas públicas que favoreçam o envelhecimento ativo (ou saudável).

Durante o Congresso foram realizadas quatro mesas de debate que buscaram discutir as diversas ações que estão ocorrendo para a melhoria da qualidade de vida da população idosa de São Paulo.

Na 1ª. mesa participaram os representantes das Universidades, apresentando as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nesta área. O Dr. Luis Roberto Ramos (UNIFESP), o Dr. Wilson Jacob (FMUSP) e David Braga (Instituto de Estudos Avançados – USP) foram unânimes ao afirmar que a pirâmide etária brasileira já apresenta sinais de inversão e que o reconhecimento de que a população idosa tende a crescer nos próximos anos é o grande desafio do Brasil para os próximos anos. Segundo esses especialistas a questão do trato ao idoso é política e requer planejamento.

Para a 2ª. mesa ficou a responsabilidade de o poder público, representado pela Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação; Secretaria da Saúde; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social),   apresentar as ações concretas que vem acontecendo em prol da saúde, do lazer e da cultura para os idosos.

O projeto “Bairro Amigo dos Idosos” foi apresentado na 3ª. mesa por Teresa Rosa (UNIFESP). Esse projeto visa desenvolver programas de assistência integral ao idoso e promover mudanças urbanísticas que ofereçam qualidade de vida a essa parcela da população.

E, finalmente, na 4ª. mesa foi a vez dos idosos se expressarem, contando como é ser ativo na 3ª. idade. Fazemos aqui uma homenagem especial a Adozinda Azevedo Kuhlmann que, aos 94 anos, ainda dá aulas e nos presenteou com versinhos, escritos por ela, sobre o que é “ser professor”.

Sem dúvida um evento de extrema importância!

Abraços,

Luiza

sábado, 24 de setembro de 2011

Promoção imperdível

Olá a todos,

Para os meses de Outubro e Novembro, o Espaço Vivências Dona Nena está com uma promoção imperdível. Aqueles que se matricularem nas aulas de ginástica (supervisionadas por uma fisioterapeuta), adquirem o direito de participar, gratuitamente, das aulas de danças circulares ou da oficina de rodas de conversa investindo apenas o valor referente às aulas de ginástica. Você não pode perder esta oportunidade de cuidar da saúde e conhecer novos amigos.
As matrículas para as turmas de Outubro das aulas de informática também já estão abertas!
Para maiores informações ligue 5543-2645 ou 5096-3880. O Espaço Vivências Dona Nena está localizado à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422, no Campo Belo.

Abraços,
Luiza

sábado, 10 de setembro de 2011

Incrições abertas - Rodas de Conversa

Inscricões abertas para o Ciclo temático de
RODAS DE CONVERSA

Início: 15/9/2011.

Investimento: $ 200,00

Duração : 8 encontros (sempre às 5as. feiras)



A cada encontro, um novo tema será o convite para um bate-papo informal.
Na roda de conversa sempre há o que partilhar; todos ampliam seu repertório de conhecimentos, além de conquistar novos amigos.


1º Encontro: Conversando sobre novos rumos na “Arte de Envelhecer”.

2º Encontro: Conhecendo caminhos para resgatar a motivação e o bem-estar.

3º Encontro: Pequenas mudanças e de repente: uma coisa diferente a cada dia!

4º Encontro: Viver bem e nossas escolhas.

5º Encontro: Nossa herança para o mundo: o que deixar para filhos, netos e a comunidade?

6º Encontro: A magia das relações: ampliando as perspectivas com foco no agora.

7º Encontro: O que é ser um bom conversador (a)?

8º Encontro: Fechando este ciclo e conversando sobre um novo futuro para o nosso passado.

Para maiores informações, os nossos telefones são: 5543-2645 ou 5096-3880.
Se preferir venha nos fazer uma visita. Nosso endereço: Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422, no Campo Belo.
Espaço Vivências Dona Nena é o local ideal para fazer amigos, se divertir e desenvolver hábitos que promovam o envelhecimento saudável, com qualidade de vida!


domingo, 4 de setembro de 2011

Programação de Setembro

Olá a todos,

Confiram nossa programação de Setembro!!!

Após um inverno atípico para nossa cidade, com muito frio, esperamos que a Primavera chegue, com muitas flores e temperaturas mais agradáveis.
E para comemorar a Primavera, o Espaço Vivências Dona Nena lança uma programação especial para o mês de Setembro.
No dia 08/09 (5ª. feira), às 14h30, teremos uma Roda de Conversa aberta, para que todos conheçam o potencial desta atividade, focalizada pela terapeuta floral Iverly Maccari Bisconti. Nas Rodas de Conversa, a partir de um tema gerador, os participantes são convidados a contar suas experiências de vida. É um momento para ouvir e ser ouvido. Não perca a chance de participar.
No dia 19/09 (2ª.feira),  às 14h30, a Dra. Luciana Louzada, geriatra do Serviço de Geriatria do Hospital  da Clínicas, fará uma palestra gratuita intitulada “Mitos e Verdades sobre o envelhecimento”.
No dia 20/09 (3ª. feira) faremos um passeio ao Jardim Botânico de São Paulo, com direito a um pic-nic  em uma daquelas mesas do século XIX e uma roda de Danças Circulares, focalizada pela Maria Helena Dias. O encontro para este passeio será em nossa sede às 14 horas a um custo de $ 50,00 (não incluso o lanche).
No dia 22/09 (5ª. feira), às 15 horas, é a vez de Elza Parolari, especialista em Gerontologia, nos presentear com uma palestra gratuita, intitulada “O idoso em tempos de mudança”. A palestra procura mostrar que o envelhecimento não deverá ser visto como declínio e perdas, mas como novas possibilidades de vida, desconstruindo assim velhos mitos.
E finalmente, no dia 24/09, a partir das 15 horas, faremos o nosso primeiro Sarau. Para aqueles que queiram participar do Sarau mostrando seus dotes artísticos, entrar em contato com Luiza ou Beatriz, em um de nossos telefones, para que possamos organizar as apresentações no dia do evento. Para aqueles que desejam somente assistir às apresentações, favor retirar o convite, a um valor de $ 10,00 em nossa sede, a partir do dia 10/09.
As inscrições para estas atividades já estão abertas. O Espaço Vivências Dona Nena está localizado à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422, no Campo Belo e os nossos telefones são 5543-2645 e 5096-3880.
Espaço Vivências Dona Nena é o local ideal para fazer amigos, se divertir e desenvolver hábitos que promovam o envelhecimento saudável, com qualidade de vida!
Abraços,
Luiza Ledesma

sábado, 20 de agosto de 2011

2o. Chá/Bingo Beneficente

Venha participar do 2º. chá/bingo beneficente promovido pelo Espaço Vivências Dona Nena que ocorrerá no dia 26 de Agosto (6ª. feira) a partir das 15 horas. Para aqueles que puderem, estamos solicitando como taxa de participação 1 kg de alimento não perecível.

Os alimentos e os valores arrecadados, durante a realização do bingo, serão doados ao “Lar de Idosos Vivência Feliz” (http://www.vivenciafeliz.org.br/), entidade sem fins lucrativos fundada em 1995.

O Espaço Vivências Dona Nena está localizado à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo. Faça sua inscrição pelos telefones 5543-2645 ou 5096-3880. Venha participar deste evento e conhecer novos amigos!

Aproveitamos também para comunicar que já se encontram abertas as inscrições para as novas turmas de aulas de informática e de inglês que terão início em Setembro. Consulte os horários disponíveis!

domingo, 14 de agosto de 2011

Palestra gratuita

Há 50 anos acreditava-se que o idoso devia repousar a fim de poupar energia e preservar a saúde. Hoje, a medicina contraria esta ideia, demonstrando que o envelhecimento ativo conduz a um envelhecimento saudável. Esse prioriza atividades que estimulam as funções físicas e mentais do organismo, sendo o sedentarismo um fator potencial para o agravamento do processo de perda funcional do corpo, característico desta fase.
No dia 18/8 (5ª. feira), a partir das 14 horas, o Espaço Vivências Dona Nena promoverá uma palestra gratuita intitulada “Importância e benefícios da atividade física na terceira idade”, tendo como palestrante a fisioterapeuta Tais Takeyama.
Tais Takeyama, além de realizar atendimentos individuais de fisioterapia, é a professora de ginástica do Espaço Vivências. Nestas aulas, com no máximo 6 participantes, são realizados exercícios de aquecimento, alongamento, equilíbrio, exercícios respiratórios, fortalecimento muscular e relaxamento, com o objetivo de proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Faça sua inscrição na palestra pelos telefones 5543-2645 ou 5096-3880. O Espaço Vivências Dona Nena está localizado à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 no Campo Belo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inscrições abertas - Oficinas de Memória


A velhice é  um momento de celebração da própria longevidade, experiências de vida e sabedoria. 
Só se envelhece...vivendo
E envelhecer significa também....ter o que contar .
E contar,  é lembrar...........   E lembrar.....é rememorar  
Rememorar o vivido é reencontrá-lo não exatamente como foi, mas agora com  “outros olhos”  pelas experiências adquiridas  e repensado pelas imagens e idéias de hoje.
Os dados da memória não correspondem exatamente aos fatos vividos, mas são eles representações significativas destes fatos, porque nós também não somos mais  os mesmos.
 Nossa percepção se alterou como também nossas idéias e os significados que atribuímos à realidade.
 
É na velhice o momento da vida humana em que a memória torna-se o elo de ligação entre o presente  e o passado.
 É no passado que o idoso se reconhece e se compreende e é nele que busca significado para sua vida e para a continuidade de sua caminhada
Venha participar da Oficina da Memória, onde compartilharemos nossas histórias, reforçaremos nossa auto-estima e identidade (“sou quem lembro que sou”).

Focalizadoras
Anna Elizabeth Luyten – Psicóloga e Maria Madalena Bicudo Araujo – Assistente Social, com especialização em Gerontologia.

Público Alvo
Pessoas  acima dos 60 anos de idade, alfabetizadas.

Período
22 de agosto a 10 de  Outubro de 2011

Horários
Segundas Feiras das 13:30 às 16:00 horas  

Investimento
R$ 160,00( podendo ser parcelado em duas vezes) 

Local
Espaço Vivências Dona Nena
Rua Visconde de Aguiar Toledo 422 – Campo Belo – São Paulo –
Telefones: 5543-2645 e 5096-3880 

sábado, 6 de agosto de 2011

Palestra: Envelhecimento e Memória

Olá a todos,

Para os idosos, a memória torna-se o elo entre o presente que lhes parece a cada dia mais distante da realidade vivida, e o passado, local onde encontram o manancial de experiências e lembranças. No passado, os idosos se reconhecem como indivíduos ativos, pensantes e incluídos.

Bobbio (1997) em sua obra O Tempo da Memória, nos lembra que : “O mundo dos velhos, de todos os velhos é, de modo mais ou menos intenso, o mundo da memória”.

As Oficinas de Memória tem como objetivo permitir ao idoso rememorar suas lembranças de forma a resgatar com isto sua identidade enquanto ser social. Em um ambiente ético e afetivo, constrói um novo presente tendo como base suas experiências vividas.

No dia 10 de agosto (4ª. feira), às 14:00 horas, o Espaço Vivências Dona Nena  realizará gratuitamente a palestra “Envelhecimento e Memória – Minha vida daria um livro” tendo como palestrante Maria Madalena Bicudo de Albuquerque Araujo  – Assistente Social com pós graduação em Gerontologia -que irá expor sobre o envelhecimento e a importância da inclusão dos idosos em oficinas que estimulem sua memória, sua participação social  e que possibilite um olhar sobre suas histórias de vida.

Faça sua inscrição pelos telefones 5543-2645 ou 5096-3880. O Espaço Vivências Dona Nena está localizado à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 no Campo Belo.

Abraços,

Luiza

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Studio Per Vitta - nova parceria

O Studio Per Vitta desenvolve, desde 1995, um trabalho com Yoga, meditação, técnicas de relaxamento, psicoterapia e massoterapia. Após passar por uma reforma, no início deste ano, visando uma melhoria de seu espaço, para atender com mais conforto e harmonia os seus clientes, abriu novamente suas portas em Abril.
Além das modalidades já oferecidas antes da reforma, o Studio Per Vitta passou a oferecer aulas de Pilates; Yogilates (o mix de yoga e pilates muito eficiente e acessível a todas as idades); Esteticistas, com vários tratamentos de rejuvenescimento e restauração da pele, como também drenagem linfática e tratamentos para emagrecimento.
Psicoterapeutas, terapeutas holísticos com Reiki e Florais de Bach e uma Nutricionista completam o quadro de profissionais deste espaço.
O Studio Per Vitta oferece aos usuários do Espaço Vivências Dona Nena descontos de 30 a 40% nas aulas, terapias e tratamentos!
O Studio Per Vitta está localizado à Rua Capitão Otávio Machado, 23 - Granja Julieta, Chácara Santo Antonio.Telefones: 51810890 e 86342600.

Vamos conferir?
Abraços a todos,
Luiza

terça-feira, 26 de julho de 2011

Para nossa reflexão

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no documento Síntese de Indicadores Sociais 2010, o número de idosos no Brasil (pessoas com mais de 60 anos de idade) passou de 14,8 milhões, em 1999, para 21,7 milhões, em 2009. Ainda de acordo com os dados deste Instituto, o aumento da população adulta e idosa está associado aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida.  A queda continuada dos níveis de fecundidade que compreende o número total de filhos que uma mulher teria ao final de seu período fértil, explica a redução da população de crianças e jovens.
Estes dados apontam para mudanças na estrutura etária da população brasileira, com uma tendência efetiva de seu envelhecimento. Segundo projeções do IBGE, em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172, 7 idosos de 65 anos ou mais.  Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos existiam 24,7 idosos.
Uma das grandes questões que se apresenta, frente a esta realidade, é se a sociedade está preparada para esta mudança no seu perfil populacional e se o idoso poderá desfrutar de seu envelhecimento de forma saudável e digna.

Abraços a todos,
Luiza

sábado, 16 de julho de 2011

Inglês e Informática no Espaço!

Olá a todos,

Na tentativa de sempre atender ao nosso público, formado por senhoras e senhores da melhor idade, o Espaço Vivências Dona Nena fez novas parcerias e disponibiliza duas novas atividades em sua sede: Inglês e Informática!
Informática porque, atualmente, estar conectado ao mundo é de extrema importância. E o computador nos proporciona esta conexão por meio do facebook, skype, entre outros. O curso básico de informática ocorrerá uma vez por semana (1 hora de duração), apenas dois alunos por horário, um computador por aluno. Não estipulamos duração mínima ou máxima para este curso. O tempo de duração dependerá do desenvolvimento de cada um.
Inglês porque aprender um novo idioma, segundo pesquisas, retarda o envelhecimento do cérebro. O curso básico de inglês tem duração de 6 (seis) meses e possibilitará que o aluno, ao final,  possa estabelecer conversação mínima em situações do cotidiano (solicitar informações em diferentes locais, fazer pedidos em restaurantes, entre outras).
As inscrições já estão abertas e os nossos profissionais planejaram os cursos pensando em vocês, senhoras e senhores da melhor idade!
Para maiores informações sobre estes novos cursos, os nossos telefones são: 5543-2645 ou 5096-3880. Nosso endereço: Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo.

Abraços,
Luiza 


domingo, 10 de julho de 2011

RODAS DE CONVERSA


Toda pessoa tem o direito de enriquecer sua vida com atividades que gostaria de realizar.

É verdade que, dependendo da fase de vida, essa disposição significará mudar alguns hábitos, quebrar condicionamentos, abrir-se a novas perspectivas e contatos.

O que parece algo inusitado no início, aos poucos se torna instigante. É inevitável ampliar a visão e voltar o olhar para direções nunca antes visitadas.

O cotidiano começa a ganhar novo colorido, a partir dos novos aprendizados, ambientes, conhecimentos e novas formas de vivenciar as relações.

Nesse contexto de possibilidades está a proposta das RODAS DE CONVERSA. Aqui as pessoas se encontram para um bate-papo descontraído, que não abre espaço para a timidez. Todos têm liberdade para expressar idéias e trocar experiências vividas a partir do tema proposto.

É surpreendente a descoberta de que os participantes podem sempre buscar algo positivo dentro de si para partilhar naquele momento tão especial!

E assim, a cada encontro, a Roda (que é muito dinâmica) se renova e fortalece vínculos.

Iverly Maccari Bisconti é Educadora, Massoterapeuta e especialista em Terapia Floral.
Atua em consultório e ministra cursos e palestras nas áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano.


Venha participar de uma “roda de conversa” no Espaço Vivências Dona Nena!

Por meio de um bate-papo descontraído, sem chances para a timidez, os participantes terão a oportunidade de expressar idéias e trocar experiências vividas, a partir de um tema gerador.

A roda de conversa será coordenada pela terapeuta floral e massoterapeuta Iverly Maccari Bisconti e ocorrerá no dia 14/7 a partir das 14 horas, na sede do Espaço Vivência à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 no Campo Belo. Para maiores informações os nossos telefones são 5543-2645 ou 5096-3880.

Participe! Venha conversar, contar um pouquinho da sua experiência de vida, se divertir e conhecer novos amigos!

domingo, 3 de julho de 2011

Notícias do chá / bingo e agenda da semana

O chá /bingo no Espaço Vivência foi um sucesso e ocorreu de forma acolhedora e festiva. Uns com mais, outros com menos sorte no preenchimento das cartelas. De qualquer forma, acredito que o objetivo maior tenha sido alcançado. Todos passaram uma tarde divertida.

E a pedidos, vamos repetir este evento pelo menos uma vez ao mês. Os moradores do “Lar de Idosos Vivência Feliz” agradecem!

E agora, os novos eventos desta semana.

O Espaço Vivência promove no dia 6/7 (4ª. feira) uma visita educativa à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, a Fundação oferece aos visitantes um panorama do passado e do presente do País. Os interessados deverão fazer sua inscrição pelos telefones 5543-2645 ou 5096-3880. O investimento é de $ 50,00. A saída para o passeio ocorrerá às 14 horas na sede do Espaço – Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo. O retorno está previsto para as 17 horas.

No dia 5/7 também acontecem aulas abertas de danças circulares, sob a coordenação de Maria Helena Dias. Serão duas aulas abertas, uma pela manhã, às 10 horas e outra à tarde, às 15 horas.

Participe! Venha se divertir e conhecer novos amigos!

Abraços,

Luiza

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Chá / Bingo Beneficente!

Participe do chá/bingo que será promovido pelo Espaço Vivência Dona Nena em prol do “Lar de Idosos Vivência Feliz” (http://www.vivenciafeliz.org.br/), entidade sem fins lucrativos fundada em 1995. O Lar de Idosos não recebe subvenções do Governo e se mantém graças a contribuições da população, empresas e outras entidades beneficentes.

O chá/bingo ocorrerá no dia 1º. de julho (6ª. feira) a partir das 15 horas na sede do Espaço Vivência Dona Nena, localizada à Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 – Campo Belo. Para aqueles que puderem, estamos solicitando como taxa de participação 1 kg de alimento não perecível.

Venha participar deste evento, se divertir e conhecer novos amigos!

Para maiores informações ligue 5543-2645 ou 5096-3880.

Abraços,

Luiza

terça-feira, 21 de junho de 2011

Nova parceria no Espaço!

Medo da velhice
À medida que fico maduro, tomo consciência de que a cidade é feita para quem está no auge da saúde, com força total. São frequentes as reportagens sobre os ônibus e peruas que não param para idosos. Muitos motoristas fogem diante dos cabelos brancos. Se entro numa loja e vejo uma senhora idosa examinando um artigo em promoção, geralmente a vendedora está com ar impaciente. Prefere atender gente com vontade de comprar mais depressa.
Nas famílias, as pessoas estão o tempo todo ocupadas. São poucas as que têm disposição para passar uma tarde ou uma noite conversando, preparando um jantarzinho melhor, trocando afeto. O idoso é obrigado a entender que a vida do neto corre depressa e que ele não tem paciência com o ritmo mais lento do avô, para as recordações e modo de ver o mundo.
Penso que nossos ancestrais sabiam lidar melhor com a velhice. Viviam em cidades menores, os vizinhos se conheciam, e um ajudava o outro. Na cidade grande, é sempre uma correria onde frequentemente se esquecem dos valores humanos. É duro olhar para esse mundo e se perguntar:
– O que será de mim, quando for velho?
Talvez, se todos se fizessem a mesma pergunta, tudo poderia melhorar a partir de agora.
(Walcyr Carrasco. Pequenos delitos e outras crônicas. Adaptado)


Pensando na falta de tempo, devido à nossa vida atribulada, que nos impede, muitas vezes, de dar a devida atenção aos nossos pais, tios, avôs, que já entraram para a melhor idade, é que o Espaço Vivência fechou uma nova parceria.

Ana Cecília Borrelli é a nossa mais nova parceira, oferecendo acompanhamento a idosos em consultas, compras e passeios e também organização de papéis em geral (documentos, contas, etc).

Para entrar em contato com a Ana é só ligar para o Espaço Vivência ou, se preferir, envie um e-mail diretamente a ela: anaceciliaorganiza@gmail.com

Abraços,

Luiza

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Memória e qualidade de vida

Segue um texto com as principais ideias apresentadas na palestra "Tecendo histórias nas oficinas de memória" que aconteceu hoje no Espaço Vivência.

A memória, segundo  estudos, é a base do conhecimento e pode ser definida como uma faculdade de representar o passado, o que nele foi aprendido,  vivido e principalmente,  sentido. É através dela que damos significado ao nosso cotidiano e acumulamos experiências que serão utilizadas durante a vida. A memória,  por sua importância, deve ser trabalhada e estimulada em todas as fases da   vida, principalmente no envelhecimento.

As Oficinas da Memória não se caracterizam como espaços psicoterapêuticos, mas tem como objetivo, promover o encontro de pessoas idosas,  em um espaço  acolhedor e ético, com ênfase na partilha e  escuta de suas histórias,  que entrelaçadas, revelam um universo com identificações e emoções próprias do viver humano. Através de atividades em grupo, do estimulo e evocação de lembranças significativas, os idosos contam, organizam e escrevem   suas histórias de vida, utilizando as narrativas autobiográficas e reflexões acerca dos diversos momentos de vida  vividos e sentidos A partir destes relatos e de seu registro posterior em recursos audiovisuais, os idosos, ao final desta atividade,  compõe um caderno de memórias, onde estão contempladas suas lembranças e as de seus colegas de grupo. Tal registro poderá também propiciar uma aproximação intergeracional, podendo ser compartilhado com as famílias de cada idoso, sendo suas histórias um legado para seus dependentes.

As Oficinas da Memória, oferecem aos idosos a oportunidade de rememorarem  e ressignificarem  suas histórias de vida, resgatando assim sua auto-estima, identidade e favorecendo o sentimento de pertencimento social.

(Anna Elizabeth Luyten – Psicóloga e Maria Madalena Bicudo Araujo – Assistente Social) - Equipe Aprender Cuidare
.

domingo, 12 de junho de 2011

Aula e palestra

Durante a próxima semana o Espaço Vivência Dona Nena continua com a proposta de oferecer aulas abertas e palestras, sem custos aos seus participantes.

Atendendo a pedidos, faremos uma aula de ginástica no período da tarde no dia 16/6 (5ª.feira) a partir das 15 horas.

No dia 15/6 (4ª. feira) é a vez da assistente social Maria Madalena Araújo nos oferecer uma palestra gratuita: “Tecendo histórias nas Oficinas de Memória”.
Nesta palestra pretende-se evidenciar a importância da memória para a manutenção de uma vida saudável.

Venha nos fazer uma visita!

Abraços,

Luiza

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade nova no Espaço


Nossa parceria com a Equipe Aprender Cuidare gerou um novo fruto. Além do curso para cuidadores, destinado ao público que pretende prestar serviços para idosos, serão oferecidas as “Oficinas da Memória”, dedicado a senhoras e senhores da terceira idade.

Segundo Anna Elizabeth Luyten (Psicóloga) e Maria Madalena Bicudo A. Araujo (Assistente Social), ambas profissionais da Equipe Aprender Cuidare, “as Oficinas da Memória, oferecem aos idosos  a oportunidade de   rememorarem  e ressignificarem  suas histórias de vida, resgatando assim sua auto-estima, identidade e favorecendo o sentimento de pertencimento social”.

Vamos conferir?

Abraços,

Luiza 


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Confira a programação de aulas abertas

Durante a próxima semana o Espaço Vivência oferece aulas abertas, sem custos aos participantes, para que todos conheçam o trabalho de nossos profissionais.

Sendo assim, anote em sua agenda!

Dia 7/6 (3ª. feira) às 14 horas – aula de artesanato com a Profa. Martha Campos.
Dia 8/6 (4ª. feira) às 9 horas – aula de ginástica com a fisioterapeuta Tais Takeyama.
Dia 9/6 (5ª. feira) às 15 horas – aula de atualidades com o Prof. Domingos Vendramini.
Dia 11/6 (sábado) às 15 horas – aula de expressão corporal com o Prof. Rodrigo Mar.

Aguardamos a sua visita!

Abraços,

Luiza

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dicas para prevenção de quedas

Confira algumas dicas, sugeridas pela fisioterapeuta Tais Takeyama, em sua palestra sobre “Prevenção de quedas em idosos”, no dia 2/6.

ð  Aumente a iluminação: use lâmpadas fluorescentes, cortinas claras. Nunca levante no escuro. Providencie um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur.
ð  Use tapetes presos ao chão. Quanto ao piso, o melhor mesmo é não encerar. Use sempre sapatos com solado antiderrapante.
ð  As escadas devem estar livres de objetos, possuírem corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior.
ð  Se possível escolha as cores de mobília e piso diferentes da cor do animal de estimação. Isso evita que você tropece em seu bichinho e tenha uma queda.
ð  Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você pode ter dificuldade para levantar ou deitar.
ð  Mantenha os fios dos aparelhos próximos às tomadas. Deixe o caminho livre e sem bagunça.
ð  No banheiro: substitua o box de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes e instale barras de apoio nas paredes. Na dificuldade em se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente. Aumente a altura do vaso e instale barras de apoio laterais e paralelas ao vaso. assento do vaso sanitário e pia em cores diferentes do piso e do chão.